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2º ANO

1º ANO

9° ANO - EFII

Lista de Exercícios

terça-feira, 31 de março de 2020

Introdução ao Estudo dos Movimentos - 01


01 - No laboratório de física, a professora observa um ponto P na borda de um disco que gira em um plano horizontal (figura). Qual seria a forma da trajetória do ponto P observada pela professora?

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02 - (PUC-SP) Um helicóptero sobe a partir de um heliporto, deslocando-se verticalmente com velocidade constante de 18 km/h. Esboce a trajetória de um ponto P situado na extremidade da Hélice para dois observadores, um situado dentro do helicóptero e outro fixo no heliporto.


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03 - (UFB) Um pássaro está voando e se afastando de uma árvore. Em relação ao pássaro, a árvore está em repouso ou em movimento?
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04 - Um homem que está de pé no interior de um trem, percebe que uma lâmpada presa ao teto se desprende. Considerando que o trem se movimenta com uma trajetória retilínea e com velocidade constante de 20 km/h, para a direita. Em relação a este observador, qual será o tipo de trajetória descrita pela lâmpada? Como seria para um observador que está parado na plataforma da estação por onde o trem passa?


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05 – Você está viajando, sentado na poltrona de um ônibus, pela Rodovia dos Bandeirantes, que liga São Paulo a Campinas. Cite um referencial em relação ao qual você esta em repouso e outro referencial em relação ao qual você está em movimento.
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06 – Um ônibus passa pelo km 30 de uma rodovia às 6 h, e às 9 h 30 min passa pelo km 240. Qual é a velocidade escalar média desenvolvida pelo ônibus nesse intervalo de tempo?




07 – Um caro de passeio percorre 30 km em 20 min. Determine sua velocidade escalar média nesse percurso.



08 – No exercício anterior, qual teria sido a velocidade escalar média do carro se, durante o percurso, tivesse parado 10 min para o abastecimento de combustível?



09 – Um ônibus percorre a distância de 480 km, entre SANTOS e CURITIBA, com velocidade escalar média de 60 km/h. De CURITIBA a FLORIANÓPOLIS, distantes 300 km, o ônibus desenvolve a velocidade escalar média de 75 km/h. Qual é a velocidade escalar média do ônibus entre SANTOS e FLORIANÓPOLIS?


10 – Um móvel percorre uma distância de 1200 m em 4 min. Qual é sua velocidade escalar média?


Gabarito.
01 - A professora por estar sobre o disco, como mostra a figura, verá o ponto P descrever uma trajetória circular.


02 - Lembre-se que a trajetória vista por um observador depende da sua posição. O observador no interior do helicóptero verá uma trajetória descrita pelo ponto P circular. O segundo observador que observa a subida do helicóptero, verá o ponto P descrever uma trajetória espiral ou helicoidal.


03 - Estamos adotando como referencial o pássaro, desta forma a distância entre o pássaro e a árvore muda com o passar do tempo. Esta situação é a condição para podermos afirmar que ocorre movimento.


04 - O problema nos coloca duas situações: um observador no interior do trem, e um observador externo ao trem. Para o observador que viaja no interior do trem, a trajetória vista por ele será retilínea, como mostra a figura abaixo. Como os dois corpos estão no interior do trem, com um movimento constante, o movimento do trem não altera em nada a queda da lâmpada, o efeito seria o mesmo se o trem estivesse parado Por sua vez, o observador parado na estação de trem, verá um outro tipo de trajetória, a lâmpada cairá traçando uma curva.

05 – a) segmento de reta vertical. b) arco de parábola

06 – 60 km/h

07 – 90 km/h

08 – 60 km/h

09 – 12 h; 65 km/h

10 – 300m/min

Um comentário:

9° ANO - Atividade - Primeira Lei de Newton.

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